Notícias

Distanciamento em foco

Vídeo “Arte em Confinamento” traz uma exposição de 41 fotografias produzidas por alunos de curso do Arte de Toda Gente em parceria com o Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa

Conhecer mais para atuar melhor

Arte de Toda Gente promove Mapeamento de Projetos Sociais ligados a orquestras, artes, patrimônio e acessibilidade. Se você representa uma dessas iniciativas, responda ao questionário, que servirá de base para ações dos projetos Sinos, Bossa Criativa e Um Novo Olhar. Veja aqui o link.

Chiquinha Gonzaga na Casa do Choro

Flautista, que desenvolve trabalho de pesquisa voltado para o “clássico” do choro, Leonardo Miranda traz para a série Casa do Choro um pouco da obra da grande compositora e maestrina que, segundo ele, sabia compor “por atacado”. Confira aqui uma entrevista com o músico.

Está aberta a votação para o Prêmio LeBlanc

Quais são as melhores produções nacionais de quadrinhos, animação, literatura fantástica e games de 2020? Organizado pela Escola de Comunicação da UFRJ e pela Universidade Veiga de Almeida, premiação se baseia em indicações de obras e votos pela internet. Você pode votar até o dia 23/4.

Homenagem com acompanhamento

Em vídeo inédito, o guitarrista, bandolinista, compositor e arranjador Armandinho Macêdo se une aos jovens da Orquestra de Violões do Forte de Copacabana uma comemoração de seus 50 anos de carreira. No repertório, clássicos – da MPB e da música universal – e, também, composições próprias.

Henrique Alves de Mesquita na Casa do Choro

Em vídeo já disponível da oficina Princípios do Choro, Jayme Vignoli fala de Henrique Alves de Mesquita (foto), o criador do tango brasileiro e compositor versátil de operetas, modinhas, canções, lundus e outros tipos de obras. Saiba mais sobre esse ilustre personagem aqui no site do Bossa Criativa.

Ídolo vira fã, mestre vira aprendiz

Em entrevista, Jocafi (foto), da dupla com Antonio Carlos, fala de carreira, mudanças na música, de novas parcerias e do trabalho com a Orquestra Instrumental de Violões do Forte Copacabana. Você pode assistir aos vídeos do projeto Afro Funk Brasil aqui no site do Bossa Criativa – Arte de Toa Gente.

Antonio Carlos & Jocafi e a Orquestra Instrumental de Violões do Forte Copacabana em ritmo de Afro Funk Brasil

Você já pode assistir aqui no site o primeiro vídeo do Afro Funk Brasil, reunindo a dupla baiana Antonio Carlos & Jocafi com a Orquestra Instrumental de Violões do Forte Copacabana. Além da interpretação de músicas emblemáticas, o programa traz depoimentos e registros que contextualizam a obra dos artistas.

Viva Ouro Preto VR é um dos convidados da X-REALITY USP

Vídeo em Realidade Virtual, que usa a tecnologia para retratar o patrimônio histórico da cidade mineira, é parte do projeto Bossa Criativa e está disponível para você assistir aqui no site. Obra mescla documentário, efeitos visuais e sonoros. Evento apresenta e discute produções recentes, nacionais e internacionais.

Ouvidos e mente sempre abertos

Um dos criadores do Afro Funk Brasil, ao lado do parceiro Jocafi, Antonio Carlos (foto) está presente nos vídeos dedicados ao gênero que você confere aqui no Bossa Criativa. Nesta entrevista, ele nos fala de seu trabalho com a Orquestra Instrumental de Violões do Forte Copacabana e da carreira, que recebe um novo impulso.

Ele está na casa inteira

Na série produzida com o projeto Bossa Criativa, Jayme Vignoli é "multipresente": integrante do Água de Moringa, que está em minishows, é professor da oficina Princípios do Choro e também do módulo Furiosa Portátil. Nesta entrevista, o músico nos fala sobre seu trabalho e carreira.

Virtuosismo familiar em samba e choro

O Trio Júlio reúne irmãos que iniciaram sua parceria musical ainda na infância, na banda de sua cidade. Nesta entrevista, Magno (o da esquerda, na foto), o irmão percussionista, fala sobre o trabalho do grupo e de sua trajetória, que é ao mesmo tempo currículo e álbum de família.

Aprenda a empreender com música

Já está disponível aqui no site do Bossa Criativa o primeiro vídeo da Oficina Empreendedorismo em Música, com Eduardo Pereira (foto). A atividade terá 10 módulos, postados semanalmente.

Água de Choro

Já estão no ar aqui no site as duas partes da apresentação do grupo Água de Moringa, na série Casa do Choro. Confira!

Ensinando choro aos japoneses

Um dos mestres da série Casa do Choro, Paulo Aragão (foto) conta que formato online vem exigindo reinvenção de forma e metodologia nas aulas, mas trouxe para os cursos gente de todos os lugares do mundo – entre eles, mais de 60 do Japão. Confira aqui uma entrevista com o músico.

Quarentena musical em família

Nesta entrevista, a cavaquinista e professora Luciana Rabello (foto) fala de suas participações no Bossa Criativa – em pocket show e na Casa do Choro. A conversa inclui também trabalho em família, adaptações impostas pela quarentena, conflitos iniciais com a tecnologia e a abertura de novas possibilidades.

A relação entre corpo e memória

Elementos do cotidiano servem de base para a criação na Série “Memórias Brincantes”, de Izaura Lila. Projeto é um dos selecionados da Mostra Realidades Atuais em Artes, que você assiste aqui no site

A música nunca foi tão vital

Maurício Carrilho (foto) é um dos mestres que fazem parte da série Casa do Choro, que você acompanha aqui no site do Bossa Criativa. À frente do módulo “8 com”, nesta entrevista ele nos fala um pouco sobre sua carreira e composições.

Experiência é virtude na dança

Em seu Projeto 74: “O princípio, as moiras, todas as linhas”, Adriana Bamberg fala sobre artistas dançantes que envelhecem e trazem suas vivências para a cena. Série de vídeos faz parte da Mostra Realidades Atuais em Artes, que tem novos módulos liberados às sextas-feiras

Choro em oficinas e shows gratuitos

Série reúne 54 vídeos, aborda história e prática do choro e tem como professores Cristóvão Bastos, Mauricio Carrilho, Bia Paes Leme, Paulo Aragão e Luciana Rabello, entre outras. Programação inclui apresentações com o Água de Moringa e o Trio Júlio. Projeto é parceria do Bossa Criativa com o Instituto Casa do Choro.

Grandes obras, agora no papel

Projeto de Luã Almeida, “Transcrições Musicais”, que coloca em partituras criações de nomes como Egberto Gismonti, João Donato, Hermeto Pascoal e Tenório Jr, faz parte da Mostra Realidades Atuais em Artes, que você pode conferir aqui no site.

Choro em oficinas e shows gratuitos

Série reúne 54 vídeos, aborda história e prática do choro e tem como professores feras como Cristóvão Bastos, Mauricio Carrilho, Bia Paes Leme, Paulo Aragão e Luciana Rabello, entre outras. Programação inclui apresentações com o Água de Moringa e o Trio Júlio. Parceria do Bossa Criativa com o Instituto Casa do Choro, projeto será veiculado a partir desta terça-feira, 19/1, aqui no site. O choro é, também, o tema de dois concertos no site do Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos, que, como o Bossa Criativa, é parte do programa Arte de Toda Gente.

Grandes obras, agora no papel

Projeto de Luã Almeida, “Transcrições Musicais”, que coloca em partituras criações de nomes como Egberto Gismonti, João Donato, Hermeto Pascoal e Tenório Jr, faz parte da Mostra Realidades Atuais em Artes, que você pode conferir aqui no site.

O corpo como partitura

Projeto da mestranda Inah Irenam com o coletivo Samboclotec relaciona forças da natureza a composições coreográficas e a “tecnologia ancestral de resistência”. Série de vídeos faz parte da Mostra Realidades Atuais em Artes, disponível aqui no site.

A arte de virar o tempo”

Projeto "Ações Criativas para virar o tempo: 'Vira Tempo': Interdisciplinaridade é ação!", de Daniel Miranda, é um dos selecionados da Mostra Realidades Atuais em Artes, que você pode conhecer aqui no site do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente.

Brincar para aprender música em casa

No projeto Cinestesia Musical, que integra a Mostra Realidades Atuais em Artes, Guilherme Giglio apresenta atividades lúdicas para apoiar o ensino de música .

Linguagem precisa, mas aconchegante

Tendo como base seu trabalho desenvolvido com o Coral Infantil da Escola de Música da Rocinha, projeto de Valéria Correia está entre os nove selecionados para a Mostra Realidades Atuais em Artes. Seu primeiro vídeo já está no ar.

DançAdrinkra apresenta danças populares tradicionais brasileiras

Projeto de Silvana de Jesus Santos é um dos nove selecionados para a Mostra Realidades Atuais em Artes. Primeiro módulo de vídeos já está disponível. Mostra faz parte da programação do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Primeiros vídeos da Mostra Realidades Atuais em Artes já estão no ar

Abertura da mostra foi transmitida pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, com a participação dos nove autores, selecionados em programas de Pós-graduação Profissional em Artes de todo o Brasil. O primeiro módulo, com vídeos de seus trabalhos já, está disponível aqui no site. Mostra integra o projeto Bossa Criativa.

Craques em duas modalidades

Músicos que se dedicam tanto ao gênero erudito quanto ao popular participaram da live comandada por Hamilton de Holanda, em 9/12. Vídeo do encontro está disponível aqui no site e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

A Experiência 2020: saldos e legados do ano pandêmico

Curso na forma de uma série de lives quinzenais com especialistas aborda a produção e gestão de eventos, seus problemas e soluções em tempos de distanciamento social. Em 7/12, por exemplo, o tema foi a experiência com as limitações impostas pela pandemia ao longo de 2020. Encontros continuam disponíveis.

Vote no Sinos para o Prêmio Concerto 2020

O Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos foi indicado para o Prêmio Concerto 2020, na categoria “Reinvenção na Pandemia”.

Músicas de Vinícius de Moraes e hip hop da periferia se revezaram no palco da Casa Funarte Liberdade

Espetáculo Histórias da Arca, com Ana Cristina, e Kdu dos Anjos com Ballet Favelinha Dance foram as atrações do Bossa Criativa no espaço cultural de BH em 5 e 6 de dezembro

Música, o Rei do Pedal e outras atrações circenses da Casa Funarte Liberdade

Com sua programação a cargo do Bossa Criativa, a Casa Funarte Liberdade, em BH, teve música e circo como atrações no fim de semana de 28 e 29/11. Confira aqui mais detalhes e, também, uma entrevista com Moisés, o Rei do Pedal, um dos destaques de domingo.

Primeiras apresentações do Bossa Criativa sobem ao palco da Casa Funarte Liberdade, em BH

As duas primeiras atrações programadas pelo Bossa Criativa para a Casa Funarte Liberdade, em Belo Horizonte, foram um sucesso. Apresentações de Kdu dos Anjos e Ballet Favelinha Dance e músicos do movimento Salvem as Bandas respeitaram as limitações de público e regras impostas pela pandemia de Covid-19.

Curso de fotografia em parceria com instituição portuguesa

O Arte de Toda gente oferece oficinas online de fotografia com instrutores do Instituto de Formação da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa, de Portugal, para fotógrafos iniciantes e profissionais. Inscrições se encerraram em 27 de novembro.

Kdu dos Anjos e movimento Salvem as Bandas se apresentam na Casa Funarte Liberdade, em BH.

Uma série de atrações artísticas programadas pelo Bossa Criativa ocupou o palco da nova Casa Funarte Liberdade, inaugurada no último dia 9 de novembro em Belo Horizonte, MG. A série abriu com MC Kdu dos Anjos, acompanhado pelo Ballet Favelinha Dance, e um grupo de músicos do movimento Salvem as Bandas.

Realidades Atuais em Artes são tema de live no Bossa Criativa

Mesa redonda contou com a presença dos professores Lucas Robatto (coordenador profissional da área de Artes), Beth Rangel (PRODAN/UFBA), Lourdes Macena (Mestrado Profissional em Artes/IFCE) e Aloysio Fagerlande (PROMUS/UFRJ), e foi mediado por Marcelo Jardim (coordenador do Bossa Criativa), com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Evento foi a prévia para o lançamento de mostra com o mesmo nome, marcada para dezembro.

performance é tema de live comandada por Hamilton de Holanda e disponível aqui no site

O bandolinista e compositor Hamilton de Holanda chamou os músicos Carlos Malta, Marcos Suzano e Michael Pipoquinha para conversa sobre a performance. Encontro, o quarto de uma série de cinco previstos, é uma parceria do Bossa Criativa com o Festival de Ideias Colaborativas Nosso Bando e foi ao ar em 11/11, no canal. Agora, você pode assistir ao papo aqui no site.

Violão popular para iniciantes

Videoaulas ensinam da postura à execução de acordes, dos mais simples aos mais complexos. Entre os professores estão alunos e formandos do Promus - Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ.

Monica Mac em roda de samba niteroiense

Cantora interpreta canções de bambas acompanhada por conjunto. Pocket show já está disponível aqui no site e conta com a participação de Luciano Colt (teclado), Joel Araújo (violão), Renato Pipoca (baixo), Hernani Valente (cavaquinho) e Luciano King (bateria).

Política pública para bandas de música é tema de live no Arte de Toda Gente

A política pública para as bandas de música no Brasil foi o tema debatido por um time de especialistas, formado por Dario Sotelo, Mônica Giardini , Joel Barbosa, Humberto ‘Bembem’ Dantas e Marcos Sadao Shirakawa, com mediação de Marcelo Jardim. Na ocasião, foi também feita a chamada para o 3º Simpósio de Bandas Funarte – UFRJ.

Produção é tema na live no canal Arte de Toda Gente

O bandolinista e compositor, Hamilton de Holanda recebeu o também músico Shilon, a produtora Maria Dolores e a empresária artística Anita Carvalho para conversa sobre a produção online. Live foi ao ar no dia 21/10 e continua disponível no canal Arte de Toda Gente, no Youtube

O instrumento russo que caiu no samba

Originário da Rússia, o violão de sete cordas foi introduzido no Brasil no final do Século XIX e é tema da oficina que Rogério Caetano apresenta aqui no Bossa Criativa. Confira aqui detalhes sobre as videoaulas e, também, uma entrevista com o músico.

Música para aprender brincando

Brinquedos Cantados são o tema do oitavo módulo da oficina de Bia Bedran, para professores e crianças, aqui no Bossa Criativa. Para explorar os sons de forma divertida, para se divertir de forma musical.

Cultura em projeto, captação e produção

Produção cultural é tema das videoaulas de duas oficinas e, também, de uma série de lives no Bossa Criativa - a última, no dia 9/11, tratou da Captação de Recursos. Se você ainda não está acompanhando os cursos ou perdeu alguma das lives, não se preocupe: todo o conteúdo vai continuar disponível aqui no site. Aproveite!

Mestre dos sopros em show de celebração

Você já pode assistir aqui no site do Bossa Criativa o pocket show com o virtuoso instrumentista Carlos Malta. No vídeo, com a participação do parceiro Fernando Moura, ele mostra seis de suas composições, com novos arranjos criados especialmente para a ocasião. Assista e cante parabéns: o show faz parte das celebrações pelos 60 anos do artista.

Luciana Rabello traz o choro para Bossa Criativa

Cavaquinista e compositora é a atração do pocket show que você já pode assistir aqui no Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. O repertório inclui composições e parcerias suas e peça de Pixinguinha, entremeadas por conversas e histórias.

Julio Adrião em solo narrativo

Na vídeo performance "Qual a razão de tudo isso, eu sempre penso", produzida especialmente para o Bossa Criativa , Julio Adrião parte de texto escrito em 1986 para fazer uma reflexão sobre memória e eternidade. Você já pode assistir a essa apresentação aqui no site, onde Júlio também está à frente da oficina O Ator no Solo Narrativo. Confira aqui uma entrevista com o ator e diretor carioca.

Samba carioca na rede

Pedro Amorim (bandolim, cavaquinho e violão) e Pedro Miranda (voz e pandeiro) se encontraram virtualmente para apresentar sambas clássicos e também autorais. O pocket show da dupla estreia nesta sexta-feira, 18h, aqui no Bossa Criativa.

Funarte lança seis concursos para projetos artísticos

Parte do Programa Funarte de Toda Gente, os seis novos editais se destinam às áreas de circo, dança, artes visuais, teatro e artes integradas; para artistas de todo o Brasil.

Ideias para uma coreografia em aberto

Na apresentação que você pode assistir aqui no site do Bossa Criativa, o coreógrafo Renato Vieira entra em cena como há muito não fazia, como bailarino. A equipe de sua companhia de dança também participa do vídeo, que combina depoimentos com movimentos.

Confira as novidades da programação de setembro

Carlos Malta, Pedro Amorim, Julio Adrião, Luciana Rabelo, Henrique Cazes e Paulo Sá estão nas apresentações e oficinas online do projeto. Programação inclui ainda outras estreias e você pode acompanhar tudo aqui pelo site.

Bandolim em história, execução e técnica

Oficina de Bandolim começa com videoaula de Paulo Sá sobre a história do instrumento. Postura, afinação e técnicas de execução estão entre os outros temas que serão abordados ao longo dos 20 módulos, que têm ainda como professores Tiago Santos, Vitor Casagrande e Daniel Migliavacca.

Gestão Criativa em tempos de pandemia

Curso está sendo ministrado por meio de uma série de lives quinzenais e aborda a produção e gestão de eventos, seus problemas e soluções em tempos de distanciamento social. Cada auta trata de um tema específico e você pode participar das restantes.

Inspiração paraense

Arthur Nogueira, Jacinto Kahwage, Márcio Farias, Olivar Barreto e Pedrinho Cavalléro estão no pocket show Pará Musical II, disponível aqui no Bossa Criativa – Arte de Toda Gente.

Confira nossa programação de agosto

Tim Rescala, Hamilton de Holanda, Maria Eugênia Tita, Bia Bedran e dois especiais com artistas do Pará estão entre as atrações que estão chegando aqui no site durante o mês de agosto. Confira a programação completa e coloque na agenda!

Ouro Preto na realidade virtual

Viva Ouro Preto VR é uma vídeo-experiência que une performance musical, visual e documentário em realidade virtual cinemática (com visão em 360º), tendo como tema a cidade histórica mineira. A obra é uma iniciativa do Bossa Criativa e terá, em seu lançamento, duas lives, transmitidas pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube, nos dias 24 e 26 de agosto, ambas com início às 19h

O Pará em piano e voz

A cantora Andréa Pinheiro e o pianista Paulo José Campos de Melo desfilam obras de compositores paraenses consagrados e de revelações recentes no pocket show Pará Musical I, que já está disponível aqui no site do Bossa Criativa. Você também pode assistir ao vídeo no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

O encantador de plateias

Confira aqui uma entrevista exclusiva com o Hamilton de Holanda. Ele comanda série de lives com temas relacionados à música e seu mercado de trabalho, com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Música que encurta distâncias

Já está disponível aqui no site do Bossa Criativa o pocket show com a dupla formada por Ceumar e Lui Coimbra, em vozes, violão, violoncelo e canções bem brasileiras. Não perca!

“Fazer arte é correr riscos”

Compositor, pianista, arranjador, ator e autor teatral, Tim Rescala costuma combinar sua versatilidade com doses generosas de técnica e de (bom) humor. Responsável pela Oficina de Óperas e Musicais, que você já pode acompanhar aqui no Bossa Criativa, ele fala de sua trajetória e sobre a importância da música, na vida dele e na de todos nós.

Bia canta, conta e ensina

No pocket show já disponível aqui no site, Bia Bedran entra em cena com sua voz, violão, percussão, bonecos e adereços para contar e cantar histórias. Crianças e adultos estão convidados para um passeio literário-musical por vários ritmos e gêneros musicais diferentes e letras poéticas e divertidas.

Brasil em passos de dança

Já está disponível aqui no site a oficina Visitando as Danças Brasileiras, com a dançarina e pesquisadora Maria Eugênia Tita. Em cada um de seus oito vídeos, com um olhar contemporâneo, ela mostra e fala sobre um ritmo diferente de dança do Brasil – o primeiro deles é o coco. Confira .

Bossa Criativa traz nova série de lives, shows e oficinas inéditos em agosto

Tim Rescala, Hamilton de Holanda, Maria Eugênia Tita, Bia Bedran e um especial com artistas do Pará estão entre as atrações que estão chegando aqui no site durante o mês de agosto. Confira a programação completa e coloque em sua agenda!

Cátia de França, diretamente da serra

Em pocket show gravado em sua casa, na região de Nova Friburgo, RJ, Cátia de França fala sobre sua carreira, influências e parceiros, combinando histórias com canções de alguns de seus discos. O clima é intimista, o som é de primeira e você vai assistir aqui, no Bossa Criativa – Arte de Toda Gente.

Duo de feras

Já está no ar, aqui no site, o vídeo especialmente produzido pela dupla Gilson Peranzzetta e Mauro Senise para o Bossa Criativa – Arte de Toda Gente. Atuando juntos há três décadas, eles apresentam um repertório instrumental que combina arranjos composições suas com alguns clássicos de nossa música.

Lucina e seu show aconchegante

Em pocket show com jeito de “sarau na sala da casa do sítio”, Lucina desfila belas canções e fala sobre sua carreira. O bom é que já estamos todos convidados: o vídeo está disponível aqui no site.

Um Novo Olhar é lançado com live no canal Arte de Toda Gente

Projeto tem foco nas pessoas com deficiências e na inclusão e reúne oficinas de artes em geral, oferecendo capacitações para professores em arte-educação e em regência coral. Assim como o Bossa Criativa, o Um Novo Olhar é fruto de parceria entre Funarte e a UFRJ e suas atividades se iniciam exclusivamente online. A live continua disponível no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Voz equilibrada

Controlar a emissão da voz é fundamental para uma comunicação eficiente, ensina a professora Jane Celeste no quarto módulo de sua Oficina de Voz Criativa. Confira este e outros módulos do curso aqui no site.

Viola afinada

Cebolão, Rio Abaixo, Boiadeira e Paraguaçu são alguns dos muitos nomes dados às diferentes formas de afinar a viola de dez cordas, de acordo com a região do Brasil em que são mais usadas. É justamente da afinação do instrumento que trata o violeiro e professor Marcus Ferrer no segundo módulo da Oficina de Viola, que já está ar no Bossa Criativa.

Geógrafo violeiro

Um dos titulares de nossa Oficina de Viola, o geógrafo e músico Daniel Miranda conta a história do instrumento e fala sobre suas diferentes influências e nacionalidades.

Cultura nos tempos da covid19

No vídeo de registro da live “Processos e modos de estruturação da produção cultural em tempos de restrição”, disponível no canal Arte de Toda Gente, quatro especialistas no assunto vão conversar sobre esse assunto e comentar os caminhos alternativos que surgiram e continuam a se abrir no segmento.

Conversa com sanfona

Discípulo de Dominguinhos e de Luiz Gonzaga, o cantor, compositor e sanfoneiro de mão cheia, Mestrinho conversa conosco e mostra o seu talento em uma apresentação inspirada. Confira aqui no site!

Poesia no palco eletrônico

Uma das atrações dos primeiros vídeos do Bossa Criativa – Arte de Toda Gente é o poeta Mano Melo. Conhecido por sua verve e grande empatia, ele está empolgado com sua participação no projeto.

O coreógrafo entra em cena

Para o coreógrafo Renato Vieira, sua participação no Bossa Criativa – Arte de Toda Gente foi uma chance para repensar conceitos, formatos e até mesmo sua própria forma de atuação.